segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prefeito persegue e tenta intimidar professores municipais de Sarandi


Menos de 1 (um) mês após voltar ao cargo, prefeito não cumpre acordo e endurece contra os professores

Após a vitoriosa paralisação dos professores de Sarandi que teve adesão de mais de 80% da categoria, o prefeito do município Carlos De Paula (PDT) descumpriu o acordo da negociação e mandou para as escolas um documento informando o desconto do dia parado assim como de 1 (um) dia de descanso. Além disso, no documento informa aos professores que por conta da falta perderão o direito à cesta básica e à elevação. Isso só pode ser encarado como uma provocação! Os professores não podem recuar!!!

A cidade de Sarandi foi notícia nacional logo no início do ano por conta de pedido de prisão por parte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO do prefeito e do secretário de educação professor Antonio Manoel (PPS). Somente o professor Manoel foi preso e uma semana depois solto. Prefeito e secretário foram afastados do cargo.

Apesar do prefeito ter voltado por conta de uma ação judicial, as investigações sobre suspeita de fraude em licitações na pasta de educação no município de Sarandi não terminaram e o prefeito pode novamente voltar a ser fastado e inclusive cassado, a depender dos resultados. 

Prefeito persegue professores que paralisaram mas ele mesmo não cumpre a lei

Se por um lado o prefeito manda circular para as escolas perseguindo e intimidando os professores, por outro não cumpre a Lei do Piso Salarial Nacional. As horas atividade são insuficientes o que prejudica o trabalho escolar. Infelizmente, essa lei não possui um mecanismo punitivo para os gestores que a descumprem. Aqui temos um claro exemplo de um prefeito fora da lei! 

Não podemos admitir que o prefeito da cidade, que não cumpre com a Lei do Piso Salarial Nacional e que está sendo investigado por fraude em licitação, justamente na secretaria de educação, atue dessa forma com os professores. Não diferente de outros temas polêmicos, a Câmara de Vereadores mais uma vez não se manifesta sobre o assunto! Não dá para aceitar esse silêncio!

Por isso, chamamos toda a população a se somar na manifestação organizada pelos professores nessa segunda feira, 12 de agosto, às 17h30min, na Câmara de Vereadores de Sarandi. É hora de cobrar uma posição dos vereadores. Não podemos permitir quer continuem a legislar somente para os interesses de um grupo político ou mesmo para interesses individuais. Estão ali para legislar para os trabalhadores!

Se essa posição não for revertida, é hora de construir a greve. A categoria tem que começar a fazer um debate sério sobre a necessidade da greve e exigir que o sindicato da categoria chame uma assembleia para definir os rumos do movimento. Dia 30 de agosto será um dia nacional de greves e mobilizações pelo país. Um bom dia para a educação municipal de Sarandi começar uma greve contra os desmandos da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário