quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Escândalo em Sarandi: Gaeco prende funcionário e Secretário de Educação do município


Por PSTU Sarandi

Mal começou o ano e a cidade de Sarandi novamente é sacudida por denúncias de corrupção, dessa vez envolvendo a secretaria de educação do município. O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) prendeu entre os dias 11 e 16 de janeiro, quatro pessoas, entre elas o Secretário de Educação de Sarandi, Antonio Manoel, por indícios de fraude em licitações na educação.

Infelizmente, isso ocorre em meio à divulgação de que Sarandi tem o pior resultado da região no IDEB, que avalia a qualidade na educação. Escolas sem estrutura necessária, professores com baixos salários e praticamente sem hora atividade e ainda em número insuficiente para o bom andamento das atividades. E a resposta por parte do poder público é sempre a mesma: falta dinheiro!

Mas o dinheiro não falta somente na educação: a saúde na cidade de Sarandi está um caos, faltam profissionais e medicamentos. O tão propagandeado asfalto está esfarelando, pois não foi feito como deveria. Os índices de criminalidade continuam aumentando e uma infinidade de etc. Mas para a corrupção o dinheiro parece não ter fim!

Corrupção e capitalismo andam de mãos dadas



Sabemos que a corrupção não ocorre somente na cidade de Sarandi, pelo contrário, a corrupção e o capitalismo são parceiros inseparáveis. A corrupção afeta todo o mundo capitalista, porque envolve todas as situações em que uma minoria (burguesia) explora uma maioria (trabalhadores). A burguesia e seus funcionários utilizam o Estado para manter a dominação de classe em geral, e para conseguir vantagens particulares.


Quem não se lembra da gigantesca fraude contábil da empresa Enron, no governo Bush, nos Estados Unidos? Ou das escandalosas privatizações nos governos Lerner (à época do PFL) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB)? Ou então das negociatas de Renan Calheiros (PMDB) com empreiteiras? E o recente caso do mensalão, onde vários "caciques" do PT (entre eles José Dirceu e José Genoíno) foram condenados por corrupção? No caso de José Genoíno, mesmo condenado á prisão pôde tomar posse como deputado.
Essas são as regras do jogo da democracia burguesa, na verdade uma democracia para os ricos e corruptos e uma ditadura para os trabalhadores. Nesse regime, as eleições são controladas pelo capital, por isso os candidatos da grande burguesia sempre vencem. Nesse jogo de cartas marcadas, os capitalistas impulsionam os grandes partidos e financiam suas eleições milionárias. Porém, como diz aquele velho ditado popular, “quem paga a banda, escolhe a música”.

Um exemplo muito próximo: Contorno Norte

Não precisamos ir longe para observarmos essa situação, basta lembrar o caso da obra do Contorno Norte onde, segundo a cobertura jornalística, a empreiteira Sanches Tripoloni teria aumentado os seus contratos com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em 1.273% durante os anos do governo Lula. A empreiteira conseguiu a façanha de aumentar seus contratos de 20 milhões em 2004 para R$ 267 milhões em 2010.

Como forma de retribuir o bom andamento dos negócios a empreiteira tornou-se uma das grandes doadoras das campanhas, principalmente, dos partidos aliados ao governo. Somente para o PT, o PR e o PMDB foram mais de 6 milhões de reais nas últimas eleições. A então senadora e atual Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT) recebeu da Sanches Tripolini R$ 510 mil para “ajudar” em sua campanha eleitoral. Além dela, foram favorecidos no Paraná políticos como Ênio Verri (Presidente estadual do PT) e Ricardo Barros (PP), que já foi vice-líder do governo Lula e Secretário Estadual do Governador Beto Richa do PSDB.

Uma verdadeira troca de favores, onde uns enchem os bolsos e outros garantem financiamentos milionários de campanhas. Assim fica fácil se eleger! É inevitável que alguém perca com tudo isso e esse alguém é o trabalhador, que cumpre sua jornada de trabalho em situações de extrema exploração, recebe um salário de miséria e ainda paga em dia suas contas e impostos. Em troca, recebe serviços públicos sucateados, sem profissionais em quantidade suficiente e ainda, diante de tanta corrupção, a desculpa é sempre a mesma: falta dinheiro! O trabalhador e seus filhos são atingidos diretamente pela corrupção!
É justamente por isso que nós do PSTU não aceitamos sequer um centavo da burguesia. Nossos materiais e nossas campanhas são financiados com a contribuição dos próprios trabalhadores, pois, caso eleitos, estaremos pondo nosso partido á disposição das lutas e reivindicações dos trabalhadores e da juventude.

População de Sarandi novamente se prepara para a luta

Assim como no caso do petista José Genuíno, que mesmo condenado à prisão pôde assumir um cargo de deputado, podemos fazer uma analogia com o secretário de educação de Sarandi, que mesmo preso e indicado, segundo o jornal Gazeta do Povo¹, pelo tenente Gustavo Rodrigo Rodrigues da Costa Silva (Gaeco Londrina) como tendo participação nas fraudes de licitações e que seria um de seus líderes já que era ele quem assinava os documentos para diversas situações, o secretário da educação Antonio Manoel, depois de 6 dias preso, volta ao cargo para dirigir essa secretaria tão importante e um dos maiores orçamentos do município.

Mas a população de Sarandi começa a se organizar para ir às ruas cobrar atitudes enérgicas perante a esse fato.  Uma primeira manifestação foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade e agora se prepara para uma manifestação na prefeitura. É preciso que haja uma investigação em todas as contas da prefeitura, a começar pela secretaria da educação. Também é necessária a exoneração de todos os envolvidos no caso das fraudes e reparação por estes de todos os prejuízos caudados pelos seus atos, além da prisão de todos. Mais que isso, é preciso a unidade dos setores dispostos a lutar!


O PSTU apoia e participa ativamente do Comitê de Lutas, criado para unificar os lutadores em torno da luta contra a corrupção na cidade de Sarandi. Chamamos toda a população a entrar nessa luta!

* Por auditoria independente e acompanhada pelo ministério público em todas as secretarias municipais, a começar pela secretaria de educação! 
*Caso confirmada as fraudes, exoneração dos envolvidos nas licitações fraudulentas e reparação por estes de todos os prejuízos causados em decorrência de seus atos!
* Prisão a todos os envolvidos!
* Imediato cumprimento da Lei do Piso aos professores (salário e hora atividade) e investimento do dinheiro do município no serviço público, valorizando o servidor público!

1 http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1338110

Nenhum comentário:

Postar um comentário