terça-feira, 6 de novembro de 2012

GOVERNO BARROS/PUPIN: NOVAMENTE AMEAÇA DE DESPEJOS!


Por João Jorge, da direção regional do PSTU

Apenas uma semana após o 2º turno das eleições em Maringá, que deu a vitória ao candidato da situação Roberto Pupin (PP), aliado da família Barros, os trabalhadores, a juventude e os setores mais oprimidos da cidade já recebem o primeiro “presente de grego” de uma gestão que continuará a mesma política excludente, e já se pode perceber o que vem por aí e vai continuar acontecendo como na atual gestão. Trata-se da ameaça de despejo das famílias que hoje se encontram em casas do Guaraca. Um absurdo que desrespeita completamente a Constituição Federal de 1988, que estabelece em seu artigo 6º o direito social à moradia digna.


MORADIA É UM DIREITO CONSTITUCIONAL QUE NÃO DEVE SER ATACADO! 
MAS, NOVAMENTE A HISTÓRIA SE REPETE!

Em meados de junho/2011 diversas casas foram ocupadas próximas ao Conjunto Atenas, em Maringá, por conta do déficit de moradias na cidade e os altos aluguéis cobrados. O governo de Sílvio Barros II (PP), que já tinha Pupin como seu vice-prefeito, na época entrou com pedido de reintegração de posse e tentou despejar as famílias, as quais resistiram bravamente, junto com integrantes de movimentos populares, sindicais, estudantis, partidos políticos, entre outros. Tamanha crueldade seria cometida, mesmo com muitas crianças a ser arrancadas de suas casas e sem entender absolutamente nada. Vendo que não conseguiria sucesso apelando para o uso da força bruta de policiais militares, o prefeito tentou usar de outro artifício, cooptar cada morador oferecendo-lhes moradias em outros pontos da cidade, o que segundo relatos dos mesmos, eram lugares onde não havia escolas, postos de saúde, creches, nem outros serviços públicos do município. Barros sabia muito bem o que queria, acabar com aquele foco que lutava por moradia, dividindo-os. Agora a história parece se repetir, mas de maneira mais cruel. Não há promessa de novas moradias e sim, a ameaça de jogar trabalhadores (em sua maioria mulheres) e crianças na rua!

A MUDANÇA CONTINUA EM MARINGÁ? MARINGÁ COMO RETRATO DA DESIGUALDADE

Segundo material divulgado por um candidato a vereador, e ex-secretário de habitação de Maringá, foram entregues pouco mais de 3.000 unidades, entre casas e apartamentos, 3.038 exatamente durante os 4 anos da gestão atual. Além do baixíssimo número de unidades entregues, Maringá se destaca negativamente por ter o aluguel médio mais caro do estado do Paraná, onde quem lucra alto são os setores imobiliário e da construção civil da cidade. Não dá orgulho de viver em Maringá! Se as famílias tivessem onde morar, não precisariam ocupar casas para ter um teto.

PRECISAMOS DE MORADIAS PARA TODAS AS FAMÍLIAS QUE PRECISAM!

Os trabalhadores e a juventude devem se apoiar nos movimentos populares que lutam pelo acesso à moradia, denunciar a crueldade que Barros/Pupin vêm tentando cometer com a expulsão das famílias e exigir a permanência nestas casas (ou em moradias e locais decentes e estruturados), e que Barros/Pupin tratem de investir imediatamente em moradias, inclusive pelo sistema de mutirão. Que nenhuma família seja despejada! Que o direito constitucional à moradia seja respeitado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário