quarta-feira, 25 de julho de 2012

25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Por Secretaria de Mulheres do PSTU de Maringá 
No dia 25 de julho é comemorado o Dia Internacional  da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, data esta instituída como um dia de resistência e luta da mulher negra, em 1992 na República Dominicana.
Por isso, não somente hoje, mas todos os dias é importante que façamos uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres negras.
Nossa sociedade é dividida em classes, nela existem as minorias que diariamente são oprimidas e, além disso, são exploradas. As mulheres, como parte dessas minorias, sofrem com o machismo (uma forma de opressão). O machismo, que está associado à elementos culturais, é uma das ferramentas utilizada pela sociedade capitalista para aumentar a divisão da classe.
As mulheres inseridas no mercado de trabalho encontram-se em condições inferiores as dos homens. Mulheres negras trabalhadoras são duplamente oprimidas, devido às condições de opressão e exploração impostas a elas.
No Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2011, as mulheres negras representam o setor mais afetado quando o assunto é força de trabalho. Elas, em comparação a homens brancos, possuem uma renda média 2,7 vezes menor, 1,8 vezes menor em relação às mulheres brancas e 1,3 vezes menor que homens negros.
Isto acarreta, portanto, em uma desigualdade não apenas de gênero, mas também de raça. Tal fato constata-se não apenas na diferenciação salarial, mas também nas condições de trabalho, pois as mulheres negras representam a categoria que exerce os trabalhos mais precários e desvalorizados.
Lutamos pela construção do socialismo pois acreditamos que a liberdade e a emancipação das mulheres negras só se dará em uma sociedade sem classes. Isso somente acontecerá através de uma luta diária de trabalhadores e trabalhadoras unidos contra a exploração e a opressão! Que todos os dias sejam de luta e resistência contra o machismo, racismo e todo tipo de opressão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário