sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Greve dos metalúrgicos da Volkswagen e Ford de Taubaté é suspensa após negociações com as montadoras

 
 
Os cerca de 6.700 trabalhadores de fábricas da Volkswagen e da Ford em Taubaté, no interior de São Paulo, aceitaram suspender a greve desta quarta-feira, após as montadoras terem se prontificado a apresentar na semana que vem nova proposta de acordo salarial.
Assim, as atividades devem ser retomadas na quinta-feira, de acordo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Os metalúrgicos declararam greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira, em busca de uma renegociação de acordo salarial acertado na semana passada.
Segundo o sindicato, após ter sido fechado na semana passada um índice de reajuste com as montadoras de 6,53%, mais abono de R$ 1.500, os trabalhadores decidiram rejeitar o acordo.
Em assembleia no final da tarde, os trabalhadores votaram pela suspensão da greve, após as montadoras afirmarem o compromisso de reabrir negociações a partir da semana que vem se as atividades fossem retomadas já na quinta-feira.
A decisão pela paralisação ocorreu após metalúrgicos da General Motors da região de São Jose dos Campos (SP) terem conseguido aumento salarial de 8,3% e abono de R$ 1.950 via intermediação do Tribunal Regional do Trabalho.
A fábrica da Volkswagen em Taubaté, que emprega 5.200 trabalhadores, produz os modelos Voyage, Gol e Parati a um ritmo diário de cerca de 1.050 unidades, segundo o sindicato.
A fábrica da Ford, que tem cerca de 1.500 funcionários, é dedicada à produção de motores e transmissão, informou a entidade.
No Paraná, a greve na fábrica da Volkswagen-Audi segue desde 3 de setembro. Segundo o Sindicato de Metalúrgicos da Grande Curitiba, filiado à Força Sindical, cerca de 14 mil carros já deixaram de ser fabricados com a paralisação.
Um dos pontos de discórdia é o índice de reajuste. Enquanto os 3.500 funcionários da unidade exigem aumento de 10%, a proposta mais recente da montadora é de 7,57%.
Fonte: Folha onlaine: da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário